Ir para o conteúdo

PCdoB Brasília

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

PCdoB em luta pelo resgate da Democracia

13 de Agosto de 2018, 9:31 , por Fr3d vázquez - | No one following this article yet.
Visualizado 190 vezes
Licenciado sob Copyleft

As eleições em Brasília, o PCdoB e Lula Livre

O PCdoB definiu em sua convenção nacional, realizada neste início do mês de agosto, lutar neste processo eleitoral de 2018 para recuperar a linha de desenvolvimento democrático que foi interrompida com o Golpe legislativo e judiciário perpetrado em abril de 2016 -- que destituiu a presidenta Dilma Rousseff -- eleita em 2014 com mais de 50 milhões de votos. Para isso defendeu na Convenção a necessidade de UNIÃO dos setores democráticos e progressistas para enfrentar os Partidos direitistas e conservadores. A candidata do Partido, Manuela D'Ávila, aclamada para representar o PCdoB na disputa presidencial, disse que não seria obstáculo a uma frente partidária que pudesse garantir ao campo popular uma posição de destaque ainda no primeiro turno. No decorrer do processo -- em aliança com o Partido dos Trabalhadores -- foi lançada a chapa Lula-Fernando Haddad-Manuela D'Ávila, que aguarda as definições da Justiça Eleitoral em função da prisão do candidato que figura em primeiro lugar nas pesquisas de opinião pública atualmente. Nesta aliança o Partido defende um programa de recuperação de um projeto nacional de desenvolvimento, que busque enfrentar os retrocessos consagrados em lei e na prática pelo governo ilegítimo e entreguista de Michel Temer.

No plano regional o Partido também buscou concertar alianças no campo democrático e progressista, sendo que a possibilidade que se apresentou como possível nesta caminhada foi a coligação com o PSB, apoiando a reeleição do governador Rodrigo Rollemberg. Na verdade, o PCdoB não fez parte em momento algum do governo Rollemberg, mas sempre apresentou suas idéias e críticas a aspectos de seu governo durante estes quase 4 anos. Diante dessa situação o Partido tem em vista seu objetivo estratégico: de eleger um governo democrático contra o clientelismo e que fortaleça o campo popular em nível nacional, eleger pelo menos um representante da sigla para fazer parte do Legislativo do DF e de fazer uma significativa quantidade de votos para deputado ou deputada federal na capital da República.

Historicamente os comunistas evitam a neutralidade em processos eleitorais, pois tem o dever de indicar à população o caminho a seguir em cada etapa da luta eleitoral, que também tem um caráter eminentemente educativo para a formação da consciência popular. Por isso estamos participando da chapa que oferece as condições necessárias para avançarmos neste rumo, defendendo uma plataforma progressista de forma crítica, tendo como eixos principais a defesa da cultura para o povo, educação e saúde de qualidade, investimentos na ciência e tecnologia e defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e privado, da juventude e das mulheres.

Configurado o quadro eleitoral após as convenções partidárias, no Distrito Federal estão habilitados para concorrer ao Palácio do Buriti: Alberto Fraga pelo DEM, Alexandre Guerra pelo Partido Novo, o professor Antônio Guillen pelo PSTU, Eliana Pedrosa pelo Pros, a enfermeira e professora Fátima Sousa pelo PSOL, o advogado Ibaneis Rocha pelo MDB, o economista Júlio Miragaya pelo Partido dos Trabalhadores, o general reservista do Exército Paulo Chagas foi lançado pelo PRP, o PCO oficializou a candidatura do bancário Renan Rosae o nome do deputado federal Rogério Rosso pelo PSD. O PSB confirmou, no dia 28 de julho, o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, como candidato à reeleição nas eleições de 2018, em coligação com o PCdoB, o PDT, a REDE e o PV.

 

PCdoB EM LUTA PELO RESGATE DA DEMOCRACIA

Registrocandidaturalulalivre

Como todos sabemos, LULA é o candidato do Povo, que mesmo impedido de participar da vida política por ser preso político, terá o registro de sua candidatura oficializada. O ato ocorrerá no próximo dia 15 de agosto, as 16h horas no TSE, com a chegada da Marcha LULA LIVRE.

O PCdoB Brasíla convoca toda a militância, filiados e amig@s do Lula para nesta segunda-feira, 13/08, ocuparmos a Rodoviária do Plano Piloto e, com nossas candidaturas, convidar a população a participar do registro da candidatura de Lula e se incorporar a Marcha Popular que entregará a inscrição da chapa Lula-Haddad-Manuela no Tribunal Superior Eleitoral.

 

PARTICIPE DESTA HISTÓRICA MANIFESTAÇÃO!


Comitê Municipal do PCdoB de Brasília